CEEP Antonieta R. Moraes: Educando para compreender o mundo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

História do Carnaval



O que é O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Carnaval
O entrudo chegou ao
Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de
samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Bonecos gigantes em Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na
região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de
Gandhi.
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
CARNAVAL É ALEGRIA. FAÇA DESSE MOMENTO DE PAZ E HARMONIA.
PROFA. D e Paula.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Núcleo Gestor Participa de Capacitação

Palestra sobre Higiene Bucal
Aula utilizando as novas tecnologias na escola ( geografia)



Nucleo Gestor: Professora De Paula, Coordenadora, Dina, Secretária, Professora Kalene, Diretora Adjunta e Professora Rosemary, Diretora Titular.


Nos dias 08 à 12 de fevereiro, o Nucleo Gestor ( diretora titular, adjunta, coordenadora pedagógica e secretária) participaram de uma capacitação com o Tema :Fortalecimento e Autonomia da Gestão Escolar 2010.
Durante a semana os Técnicos da 18ª GRE e SEDUC organizaram temas relacionados com a Estrutura e funcionamento das escolas estaduais desde sua organização administrativa, pedagógica, institucional e relacionando a atribuições e competências do núcleo gestor para garantir uma educação de qualidade em uma escola eficaz.
Sabemos da importância de se cumprir com os 200 dias letivos e garantir aos docentes aulas de qualidade; e para isso estamos nos preparando para a semana pedagógica a partir do dia 26/o2, contribuindo assim com um plano de trabalhovoltado para o bom desempenho acadêmico dos profissionais em educação e alunos.










NOSSAS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE PROJETOS