CEEP Antonieta R. Moraes: Educando para compreender o mundo.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

III CALOURADA DO ENSINO MÉDIO

  Aconteceu sábado, dia 19 de maio a III Calourada, PASSEIO CICLISTICO  com alunos do 1º ano do ensino médio, projeto sob a coordenação do professor de educação física, Ivan Sales.
  Esse ano o percurso foi saida da escola, após um momento de dinâmicas de relaxamento no pátio da escola, em seguida os ciclistas percorreram pela principal avenida da cidade rumo a Localidade Gameleira, zona rural de Demerval Lobão.

  O passeio iniciou as 7:00 da manhã, com a duração de 2:00 horas.
   Ao chegar a Gameleira os alunos não resistiram ao ver o belo riacho e tomaram aquele banho.



  Ao retornar a direção ofereceu aquele café da manhã a base de frutas.







  Esse passeio tem como objetivo  desejar boas vindas aos calouros do primeiro ano com a justificativa de mostrar que que esporte é vida e também incentivá-los nessa nova caminhada, na última modalidade de ensino da Educação Básica.   

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PRONATEC? O QUE SERÁ!

Qualificaç.ão técnica e proffissional para trabalhadores e alunos do ensino médio.
O que é o PRONATEC
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:
  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).
A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.
Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos com a partir de 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis. Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, a alimentação, a transporte e a todos os materiais escolares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.
Além de criar a Bolsa-Formação, a Lei nº 12.513 amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior , que passa a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil e financiará a oferta de cursos em escolas particulares de EPT. O fundo proverá mais duas linhas de crédito, uma para que estudantes possam realizar cursos técnicos e outra para empresas que desejem oferecer cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada a seus funcionários ou à comunidade.
Também fazem parte do Pronatec ações já em operação pelo MEC. Nesse contexto, merece destaque a expansão da Rede e-Tec Brasil (Decreto N. 7.589, de 26 de Outubro de 2011), que amplia e democratiza a EPT por intermédio da oferta de cursos a distância a partir de centenas de polos pelo país inteiro. Os recursos virão do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), dos serviços nacionais de aprendizagem e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para suprir a demanda por cursos de qualidade, o Ministério da Educação fomentará também um esforço nacional para ampliar as redes públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, serão disponibilizados novos financiamentos às redes estaduais, que poderão ampliar e equipar suas escolas por intermédio do Brasil Profissionalizado.
Além disso, já foi lançada a terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – que ganhará novos campi em todas as 27 unidades da Federação. Com cerca de 140 campi em 2002 e 354 atualmente, a rede contará com 562 até 2014.
Nossos alunos já estão comprovando essa qualificação através dos cursos:
v Auxiliar de pessoal;
v Auxiliar administrativo;
v Operador de computador;
v Promotor de vendas e muitos outros.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ONDE FICA NOSSOS DIREITOS!

PARTE DOS PROFESSORES mantém greve e não dá aula

Segundo o Portal essas são as últimas informações sobre o movimento de greve:
AULAS NÃO RETORNAM 100%: Grevistas dizem que Seduc e imprensa mentem e acusam Odeni
As aulas retornaram à sua normalidade ou não?! Essa é a pergunta que muitos ainda fazem. É que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disse que sim, que está tendo aula normalmente. No entando, alguns professores da rede estadual pública de ensino seguem afirmando que a greve continua.
O grupo que aprovou a manutenção da greve, por ampla maioria, em assembleia na Praça da Liberdade, Centro de Teresina, durante uma confusão que envolveu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) Odeni Silva, não parou de se manifestar e diz que a greve segue por tempo indeterminado.
SEDUC E IMPRENSA MENTEM?
A paralisação dos professores já completa 79 dias. Os professores alegam que a greve continua porque o governo não apresentou garantias de que irá atender às reivindicações. Esse grupo de professores continua acampado ao lado do Palácio de Karnak, no Centro, e diz que a Seduc tem mentido que as aulas retornaram 100%. E acusam parte da imprensa. "Nós procuramos vocês, do 180graus, porque falam a verdade˜, disse um professor do comando de greve.

Manifestantes manêm acampamento no Karnak
 ATAQUES A ODENI SILVA E AO SINTE
Ele pediu para não ter seu nome revelado, mas fez parte do movimento que atacou, na terça, Odeni Silva, que saiu empurrada, vaiada e suja com ovos na cabeça e em todo o corpo após tentar, à força, anunciar o fim da greve, mesmo sem o apoio da maioria dos professores. "Não quero me identificar, mas não é por medo de retaliações não. É que agente termina ficando marcado quando tem um movimento desses e aí, mais na frente, até a Polícia entra pra prender a gente", disse.

Professores acusam Seduc, Odeni e imprensa
 ODENI SILVA COMPRADA PARA SER CANDIDATA
Esse professor aproveita para atacar fortemente a presidente do Sinte, Odeni Silva: Está na cara que ela foi comprada. Não tem como esconder que ela é candidata a vereadora pelo mesmo partido do governador nesta eleição 2012". Os professores garantem que o movimento é independente e não faz mais parte do Sinte, pois houve “racha” da categoria. Segundo ele, a maioria acusa a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Odeni Silva, de trair o grupo. Uma nova assembleia está marcada para as 9h da manhã desta quinta-feira, dia 17, no 'acampamento' que fizeram ao lado do Karnak. Um comando de greve é quem delega as reivindicações a partir de agora.

Alguns professores seguem de braços cruzados até serem atendidos
 REIVINDICAÇÕES NÃO FORAM ACEITAS POR MAIORIA
Os professores reivindicam o pagamento do piso nacional no valor de R$ 1.451,00, para todas as categorias e a manutenção da regência. Nesses 79 dias professores fizeram diversas manifestações, ocuparam as ruas de Teresina, interditaram a Avenida Frei Serafim, atearam fogo em pneus e acamparam no palácio. A assembleia legislativa aprovou o reajuste de 22% para os professores dos níveis A e B, os outros níveis ficariam apenas 8%, classe não aceitou e fizeram mais manifestações. Três professores chegaram a ser presos, deixando assim mais de 350 mil alunos sem aulas. O governo chegou a propor 22% dividido em quatro parcelas ficando 8% no mês de maio, 10% em junho, 12% em julho e 22% em outubro, com essa proposta a categoria parecia aceitar, mais voltou da decisão. O Sinte aceitou e repassou a alguns professores. Mas existe um grupo que não aceita e mantém a manifestação enquanto o Governo do Estado não atender.

2012: ENSINO MÉDIO FAZ ACONTECER

 Reunião com pais com o objetivo de colocá-los informados sobre as atividades a serem desenvolvidas no ano letivo:
  • Novo calendário com sábados letivos;
  • Apresentação do Regimento Interno;
  • Direitos e deveres dos alunos;
  • Atividades do PDE Interativo.




 CURSOS A DISTÂNCIA: Administração e Serviços Públicos.
  São duas turmas formadas com ex alunos do ensino médio com aulas presenciais e a distância; sendo que as presenciais funcionam no laboratório de informática com um durabilidade de 2 anos.