CEEP Antonieta R. Moraes: Educando para compreender o mundo.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

 ORGULHO DE SER PIAUIENSE

Estudantes do Piauí são acolhidos pelas famílias norte-americanas

Alunos da rede pública do Piauí já estão em Orlando, nos Estados Unidos. Adolescentes saíram de Teresina rumo a Orlando no domingo (19).

 

Já em solo norte-americano, os dez estudantes da rede pública de ensino do Piauí, aprovados para passar seis meses estudando nos Estados Unidos, através do Programa de Intercâmbio Estadual Aprender é uma Viagem, estão se preparando para o início do novo ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (27).
Dez alunos de escolas públicas do Piauí embarcaram neste domingo (19) (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Alunos do Piauí antes de embarca para Orlando nos Estados Unidos (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Os adolescentes saíram de Teresina rumo a Orlando no domingo (19), e desembarcaram na segunda-feira (20). “As famílias que ficaram responsáveis pela estadia dos estudantes, os receberam direto no aeroporto. Durante a viagem e nessa primeira semana nos Estados Unidos, eles também estão recebendo o apoio de uma pessoa da empresa responsável pelo Intercâmbio, depois disso, o coordenador local é que será nosso representante lá”, explica a coordenadora do Intercâmbio, professora Ivanilde Castro.
Segundo ela, os estudantes não estão tendo problemas de adaptação. “Eles estão ótimos, todos instalados e se dando muito bem com as famílias”, disse. Ivanilde conversou, inclusive, com Agostinho Antônio, um dos adolescentes participantes do projeto. “Conversamos pelo Facebook e ele disse que está muito feliz com o acolhimento da família norte-americana, que a ‘mãe’ é uma pessoa muito acolhedora e que adorou o presente que ele levou para ela do Brasil, uma havaiana personalizada”, conta.
Durante a estadia no exterior, cada estudante receberá R$ 600 convertidos na moeda de circulação local. Segundo a coordenadora do Intercâmbio, essa bolsa é destinada para despesas pessoais, tais como compra de material escolar, lazer e lanches, pois as despesas básicas deles já está sendo custeada pelo próprio programa, a exemplo da estadia, alimentação e educação.
O projeto Aprender é uma Viagem é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc). Ao todo, 120 estudantes da rede pública de ensino foram selecionados para estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.
                                                      Novos Cursos em 2014
  A Unidade E. Antonieta R. Moraes, hoje recebe a denominação CEEP Antonieta R. Moraes, o motivo é que a instituição de ensino tornou-se um Centro Técnico, com várias opções de cursos para os jovens que ingressam no ensino médio. Eis os cursos do momento:
  • Administração, contabilidade, informática, Curso PRONATEC, ensino regular, NEJA, Mais Saber, Mais Educação ( fundamental no anexo) e escola aberta.
       Professora De Paula, Coordenadora Pedagógica

     Professora Gisleide, Coordenadora Pedagógica
     Professora Nádia da área de História

     Professor Ismael de Língua Portuguesa
     Professor Josimar, disciplina biologia.
     Professor Jauro de Informática

     Professora Jeane, de matemática e professor Gean de geografia
     Diretora Rosemary
     Professor Izidio, de E. Física e Professor José Filho, diretor


                                                            Núcleo Gestor







                                                Reunião com pais e mestres

                                            Sala de aula: Programa  Mais Saber


                                                   Projeto Calourada