CEEP Antonieta R. Moraes: Educando para compreender o mundo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS DO BOM: ESTUDANTE, PROFESSOR E PAIS !!!!


PARABÉNS: SE VOCÊ ESTÁ DENTRO DOS PADROES DOS DEZ MANDAMENTOS


Os 10 Mandamentos do: Bom Aluno, Bom Pai e do Bom Professor.


10 Mandamentos do Bom Aluno:


1- É Pontual


2- Presta atenção e participa das aulas


3- Busca o saber e o conhecimento


4- Respeita os professores e a todos


5- Tem compromisso com a verdade
6- Preserva e conserva os materiais e recursos da escola.



7- Tem atitudes que reflitam seu compromisso e valores com a cidadania


8- É leal e generoso para os seus companheiros


9- Respeita e preserva o meio ambiente


10- Tem o dever de saber que em todo o Planeta, sempre existe uma lei ou normas a serem seguidas (Geni Tochetto Magero)



Os 10 mandamentos do bom pai do bom estudante:

1- Vê a escola como aliada e não como oponente;

2- É favorável às decisões que a escola toma e apóia , porque sabe que a elegeu com cuidado para educar seu filho, após amplo estudo e avaliação quanto à sua competência/ em suma, não critica sem ouvir a escola antes;

3- Estimula os filhos quando eles têm tarefas, pesquisas ou estudos para fazer; sabe que estudar, assim como trabalhar, só faz bem a criança e jovens;

4- Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, mas não faz as tarefas por ele, apenas orienta e explica o que lhe pergunta ou não entendeu; olha sempre a caderneta escolar ou a agenda, para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda;

5- Sabe diferenciar com clareza situações em que os resultados positivos na escola são fruto de esforço ou quando os negativos se relacionam à falta de dedicação dos filhos; dessa forma, não culpa o colégio nem ameaça trocar o filho de escola, quando sabe que, na verdade, ele não estudou nem se dedicou como deveria;

6- incentiva os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulo e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe exatamente quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhes cabe; assim, não exige mais do que eles podem dar nem menos do que a capacidade deles permite;

7- Providencia o necessário (professor-explicador, dá ele próprio orientação, chama um parente para ajudar, etc.) para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surgem na vida dos estudantes, encarando-as com naturalidade, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato os professores e a escola;

8- Não facilita nem permite faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou dias letivos sem motivo absolutamente justo (casos de doença por exemplo);

9- Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças, com direitos e deveres.
10- Não pressiona nem ameaça a escola ou determinado professor quando alguma coisa inesperada ocorre (conceitos insuficientes, sanções, etc.), porém averigua a situação real, sempre partindo do pressuposto de que os filhos estão em fase de formação e que uma boa escola é a melhor aliada da família na formação de cidadãos honestos, produtivos e bem-sucedidos


* Se você já segue esses mandamentos, parabéns! Provavelmente, seu filho já é um pequeno e precioso cidadão (com “C” maiúsculo), porque aprendeu – pelo seu exemplo, que: Ele é igual aos outros estudantes, seus colegas;• A escola deve ser respeitada como instituição confiável;•

Cada instituição tem regras que devem ser cumpridas por todos;•

Os professores são seus maiores apoios na caminhada rumo ao saber, e que a escola é uma minissociedade, feita não para servir a um apenas, mas a todos os que a freqüentam, baseada nos princípios da igualdade de direitos e oportunidades, na justiça e na solidariedade. (Adaptação do livro: Livro Escola sem conflito: Parceria com os Pais, de Tânia Zagury, Ed. Record)(Fonte: Guia da Boa Escola/ 2005)


Dez mandamentos do Bom Professor:

1. Tem interesse por sua matéria, buscando constantemente seu aperfeiçoamento.
2. Conhece sua matéria.

3. Procura ler o semblante dos seus alunos; procura enxergar suas expectativas e suas dificuldades; coloca-se no lugar deles.

4. Compreende que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.

5. Da aos seus alunos não apenas informação, mas como executar as tarefas, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico

.6. Incentiva os alunos a darem sugestões.

7. Oportuniza os alunos a demonstrar o aprendizado.
8. Busca, no problema que está abordando, aspectos que possam ser úteis nos problemas que virão — procura descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.

9. Não desvenda o segredo de uma vez — deixa os alunos darem palpites antes — deixa-os descobrirem por si próprios, na medida do possível.

10. Sugere; não os fazem engolir a força os ensinamentos.
(Adaptação do texto de: George Polya.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário