ENSINO MÉDIO
DEMERVAL LOBÃO – PI 25/05/2010
Melhores Aproveitamentos do 1º Bimestre 2010
Mesmo diante da deficiência de “leitura, escrita e cálculos” o corpo docente conseguiu realizar algumas ações que contribuem para melhoria do ensino aprendizagem.
• Exibir filmes educativos
• Dividir os alunos em grupos e solicitar que formulem alternativas sobre temas em debate e gerem um texto, em forma de “dicas” para divulgar na comunidade escolar( exposições).
• Propor aos alunos uma pesquisa via internet, a respeito do conteúdo em discussão.
• Realizar oficinas artísticas que envolvam a composição de paródias, poesias, músicas e/ou outras atividades que fixem a compreensão do plano proposto.
• Utilizar o “blog”da escola como recurso para inovar as práticas pedagógicas.
• Desenvolver jogos cooperativo-interativos,esportivos educacionais com temas variados sobre saúde co corpo e a formação de cidadania.
• Construir a auto estima através de projetos que visam o conhecimento sistemático atrvés das olimpíadas.
• Utilização de recursos através das novas mídias para enriquecer a chamar a atenção dos alunos na sala de aula.
• Realizar oficinas que resgate o gosto pela leitura e escrita através dos clássicos da literatura com o objetivo de elevar o conhecimento acadêmico.
• Preocupar-se com a elaboração das avaliações para que tenha o fazer pedagógico centrado no que o aluno deve assimilar e não no aprendizado do educador.
Sabemos das dificuldades é por isso que o PDE escola prioriza ações de dimensões em gestão, formação e em práticas pedagógicas que viabilizem meios para se alcançar o objetivo proposto na escola que são os alunos.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. Quem “ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. (Paulo Freire)
Modalidades Didáticas
Aulas expositivas;
Aulas Práticas;
Excursões;
Instrução individualizada;
Projetos.
Sabemos que são várias as modalidades que podem enriquecer ou diminuir o entusiasmo dos discentes em sala de aula pois cada modalidade depende do planejamento do professor.
Ações que já estão sendo desenvolvidas em prol da melhoria do ensino aprendizagem e eficaz da escola:
Plano de acompanhamento para diminuir o índice de evasão e reprovação em 2010;
Socialização das atividades realizadas por professores em sala de aula;
Uso de recursos em novas mídias;
Projetos de prevenção contra HIV / AIDS;
Cumprimento do “HPC “ para discussão referente a melhoria das aulas;
“Parabéns”
*Pela realização:
Pela primeira Calourada do E. Médio;por utilizar o Laboratório em pesquisa com alunos;por preparar recursos para inovar suas aulas;pela participação nas atividades culturais da escola;por garantir um ensino de qualidade visando o “aluno;”por cumprir seu horário na sala de aula e durante o HPC.
BLOG: antonietaescola@hotmail.com
Atividades para maio/junho
28/05 – Escolha garota folguedos;
29/05 – Reposição;
04/06 – Visita ao SALIPE e torneio de xadrez,
10,11,12/06 – Folguedos
11/006 –OBMEP
12/06 – Plantão Escolar
Avaliações -11 a 15 / 06
18/06 – Projeto nossa gente, nossa cultura;
Reunião Conselho de Classe – 25/06;
Projetos a serem trabalhados:
• Copa, antenado, festiartem, olimpíada de língua portuguesa.
Ser educador é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser educador é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser professor e ser educador. O professor é um profissional comprometido apenas com o conhecimento e conteúdo. O educador é um profissional comprometido com o conhecimento a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade.
Coordenação Pedagógica – 25 /05/201
Nenhum comentário:
Postar um comentário