CEEP Antonieta R. Moraes: Educando para compreender o mundo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana Santa: momento de reflexão..


Semana Santa


Jesus Cristo morto na cruz, momento culmine da Semana Santa
A Semana Santa é tradição
religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
Os dias da Semana Santa

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a da entrada de Jesus em Jerusalém.


Segunda-Feira Santa
É o segundo dia da Semana Santa.


Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa.


Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. É conhecida como quarta-feira de trevas, por anteceder o dia da prisão de Jesus Cristo.


Quinta-Feira da Ceia
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada a Última Ceia. Também este dia marca o fim da Quaresma e o inicio do Tríduo Pascal.


Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão
Este é o momento culmine da Semana Santa, marca a crucificação e morte de Jesus.


Sábado da Vigília ou Sábado da Aleluia
É o dia que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, dia dedicado a oração junto ao túmulo do Senhor Morto.


Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e umas das comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.


Segunda-Feira de Páscoa
A segunda-feira de Páscoa é o dia que sucede o domingo de Páscoa, sendo considerado feriado em numerosos países de todo o mundo. Nas Igrejas orientais e na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como "Segunda-feira do Brilho" ou "Segunda-feira da Renovação". Porém, no Brasil, com raras exceções, não há nenhuma comemoração relacionada a este dia. Uma destas exceções acontece em Resende Costa (Minas Gerais), onde às 18 horas é celebrada uma Santa Missa e logo após há uma procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, mas neste dia, com vestes brancas, sendo entitulada Nossa Senhora Participante da Vitória de Jesus, e na chegada há um sermão, proclamado por um sacerdote no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França sucedida por uma benção com Santíssimo Sacramento. Neste dia há uma grande participação dos devotos da região.
Rituais

Procissão da Semana Santa - Pirenópolis/GO
Com o passar dos tempos, os cristãos foram estabelecendo rituais objetivando tornar acessível a todos, através de gestos litúrgicos, o sentido daquele tríduo que se transformou em uma semana com a introdução da celebração do
Domingo de Ramos, por volta do século IV. Essa festa foi se tornando uma das mais populares do catolicismo e, em torno daqueles ramos empunhados à mão em procissão, tem surgido uma infinidade de interpretações, como guardar devocionalmente os ramos em forma de espécie em memorial à semana santa,... por outro lado como crendices, a sua utilização para a feitura de chás curativos. Em algumas regiões esses ramos ressequidos durante o ano são utilizados para a produção da cinza que é posta na fronte dos fiéis na quarta-feira que encerra o carnaval, a quarta-feira de cinzas, e dá início à Quaresma.
Ao longo da
Idade Média, a Semana Santa foi acrescida de novos rituais. Um desses foi a cerimônia do Lava Pés que ocorre na quinta feira à tarde. É a teatralização de um acontecido durante a Ceia de Páscoa, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos, uma experiência didático-pedagógica para aqueles que não tinham acesso aos escritos evangélicos. Por seu aspecto visual e dramático, adequou-se ao gosto popular e vem se tornando mais importante do que as reflexões que os cristãos devem fazer naquela ocasião.

Procissão da Semana Santa - Pirenópolis/GO
No período medieval, surgiu um outro ritual, a espoliação do
altar, ou seja, a retirada das toalhas e utensílios que foram utilizados, e as hóstias são transladadas para um altar lateral onde podem ser veneradas. Esse rito é uma alegoria do fato de que, na Antiguidade, quando ainda não havia os templos, a cada celebração, eram postas antes e retiradas após a cerimônia, as toalhas sobre a mesa que servia como altar.
Um outro ritual, que também ocorre na Quinta-Feira de Endoenças, este pela manhã, é a
Missa do Crisma, ou dos Santos Óleos, utilizada para representar a unidade do clero em torno do bispo local, ao mesmo tempo em que demonstra a sua catolicidade. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a adoração do Santíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário